• Acesse o site em Português
  • Visit Avicom Engenharia's website in english

Cecompi e Parque Tecnológico recebem missão espacial do Canadá

Publicado em 09/06/2016

Cecompi e Parque Tecnológico recebem missão espacial do Canadá

Encontros foram focados em negócios e na busca de acordos de cooperação para desenvolvimento de pesquisas entre empresas brasileiras e canadenses

O Cecompi (Centro para Competitividade e Inovação) recebeu nesta terça-feira (1) a 2ª Missão Espacial Canadense ao Brasil. Tendo como local o centro de eventos do Parque Tecnológico São José dos Campos, houve seminários e rodada de negócios com presença de empresas do setor aeroespacial brasileiro e canadense.

A Missão Canadense ao Brasil tem como objetivo buscar o desenvolvimento do setor espacial de ambos países. Entre as principais metas estão a percepção estratégica da concorrência e as tendências do mercado para novos negócios entre Brasil e Canadá. Outras vantagens do encontro são a possibilidade de expansão de networking e acesso a informações privilegiadas que contribuem para a maturidade e competitividade das empresas.

“A relação comercial entre Brasil e Canadá é de extrema importância nos diversos setores, principalmente no aeronáutico, pois ambos países possuem indústrias de grande importância desta área no cenário mundial e com grandes oportunidades de ampliarmos os negócios para os dois países”, destacou Marcelo Sáfadi, diretor executivo do Cecompi.

Esta é a segunda vez que a Missão vem em São José. A primeira foi em 2014, também por meio de uma parceria entre o Consulado Canadense no Brasil, o Cecompi e o Parque Tecnológico.

“Da primeira vez que estivemos aqui o foco eram negócios. Ainda há, claro, interesse das empresas canadenses em fechar negócios no Brasil e das empresas brasileiras fazerem negócios no Canadá, contudo queremos construir pontes para alavancar projetos de pesquisa e desenvolvimento entre as empresas dos dois países, e que juntas elas possam conquistar não apenas estes dois mercados, mas outros pelo mundo”, explica Alex Krell, diretor comercial do Consulado do Canadá.

Nesta terça-feira, estiveram presentes, pelo lado brasileiro, diversas empresas do Cluster Aeroespacial, instituições de pesquisa, como o ITA e o Inpe, e a Agência Espacial Brasileira. Dentre os canadenses, participaram diversas empresas, a Agência Espacial Canadense, o Governo do Canadá e a Associação das Indústrias Aeroespaciais Canadenses.

No período da manhã, foram apresentados os programas canadenses de incentivo à pesquisa e desenvolvimento industrial e ao intercâmbio acadêmico de alunos e pesquisadores entre Brasil e Canadá.

O Cecompi abriu a programação da tarde com uma apresentação institucional. Em seguida, empresas e institutos de pesquisa brasileiros e canadenses tiveram a oportunidade de se conhecerem melhor em uma rodada de negócios.

“Temos grande interesse no mercado brasileiro. É importante para nós ajudar as empresas canadenses a se estabelecerem aqui e também encontrar possibilidade de parceria para as empresas brasileiras no Canadá, especialmente no setor espacial, que é uma demanda interessante e crescente para nós. Com este evento consolidamos o trabalho e abrimos novas oportunidades para empresas dos dois países”, afirmou o Cônsul Geral do Canadá, Louis- Pierre Emond.

Emond ressalta ainda que a primeira missão, em 2014, rendeu grandes parcerias. “Apesar de serem acordos sigilosos, podemos garantir que estão sendo muito proveitosos para os dois lados”, concluiu o cônsul.

As relações entre o Cecompi e o consulado do Canadá começaram em meados de março de 2013, quando o Cluster Aeroespacial Brasileiro, coordenado pelo Cecompi, assinou um acordo de cooperação com a AIAC – Aerospace Industries Association of Canada.Ao todo, mais de cem pessoas, entre empresários, militares e pesquisadores, brasileiros e canadenses, participaram da 2ª Missão Espacial Canadense ao Brasil.