• Acesse o site em Português
  • Visit Avicom Engenharia's website in english

Estudo de caso MediaKind Record TV

Publicado em 15/08/2019

Estudo de caso MediaKind Record TV

Record TV adota solução da MediaKind na cobertura dos Jogos Pan-Americanos 2019

Com o apoio da Avicom Engenharia, a emissora atualizou o seu parque de recepção para suportar a codificação HEVC 4:2:2 e ganhar mais eficiência.

 

Detentora exclusiva dos direitos de transmissão dos XVIII Jogos Pan-Americanos na televisão aberta, a RecordTV destacou 70 profissionais e uma grande infraestrutura técnica para cobrir os dezessete dias de competição, diretamente de Lima, no Peru. Entre o final de julho e o início de agosto foram produzidas mais de 1000 horas de programação para abastecer as plataformas do grupo, sendo Record News, o serviço de streaming Play Plus, o Portal R7, além da própria RecordTV.

Entre os desafios técnicos enfrentados na preparação para os Jogos, estava a alteração no padrão de codificação das imagens transmitidas via satélite pela produtora anfitriã. No lugar do tradicional H.264 4:2:0, a host-broadcaster optou pela definição do uso do codec HEVC 4:2:2 (High Efficiency Video Coding), acarretando a necessidade de aquisição de novos receptores/decodificadores (IRDs) na recepção dos sinais por satélite.

Coube a Avicom Engenharia, integradora da MediaKind no Brasil, a responsabilidade pelo fornecimento da solução. Para isso, foi utilizado IRDs MediaKind RX8200, um best seller mundial que integra recepção modular avançada e decodificação, com suporte ao DVB-S2X e ao HEVC. Ao atender a demanda da RecordTV para os Jogos Pan-Americanos, a tecnologia da MediaKind trouxe o máximo de eficiência na compressão de vídeo, permitindo ganhos de até 50% na largura de banda utilizada e economia na contratação dos serviços de satélite, por exemplo..

“Em março, adquirimos os IRDs da MediaKind para realizar a transmissão dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019 e em julho eles já estavam instalados e liberados para a execução do trabalho”, conta Sérgio Bruzetti, Engenheiro de Projetos da emissora. “A nossa opção pela Avicom e a MediaKind se deveu ao longo relacionamento que temos com ambas. A Avicom é parceira da emissora e tem colaborado em todas as nossas demandas”. Esta é a primeira vez que a RecordTV trabalha com a amostragem de vídeo em 4:2:2.

Geraldo Marques, Gerente Técnico de Sistemas da emissora, explica ainda que os receptores MediaKind RX8200 serão incorporados ao parque de recepção da emissora, pois além da compatibilidade com a codificação HEVC 4:2:2, eles suportam padrões anteriores, como o MPEG-4 4:2:0. Assim, reforçam a capacidade atual da RecordTV e garantem uma evolução tranquila para os novos padrões.

“Os Jogos Pan-Americanos de 2019 reuniram 6 mil atletas de 41 países em 417 eventos de 38 modalidades. É uma tarefa impressionante cobrir um evento deste porte e mais uma vez a RecordTV executou a sua missão com grande sucesso, levando imagens belíssimas de todas as disputas e premiações aos espectadores de todas as suas plataformas”, comemora Jaime Ferreira, diretor da Avicom Engenharia. “Nós tivemos a honra de auxiliar a emissora nesta operação e a ganhar ainda mais eficiência nos seus fluxos de recepção e transmissão”.

Graças à sua eficiência e versatilidade, os IRDs MediaKind RX8200 poderão ser configurados inclusive para a recepção de sinais em 4K, através da combinação de canais. O modelo é adequado para qualquer possível cenário imaginável, pois é capaz de decodificar uma infinidade de formatos de vídeo e oferece conectividade total para todos os meios de transmissão através de uma escolha abrangente e modular de opções.