ESTUDO DE CASO: MONETIZAÇÃO REGIONAL DE CANAL UTILIZANDO TECNOLOGIA DE SPLICING EM TS

O mercado de TV Broadcast, TV Paga e OTT tem evoluído constantemente, impulsionado por diversas inovações tecnológicas. Entre essas inovações, destacam-se:

  • A implantação de Central Casting, que permite uma operação centralizada de playout e controle mestre;
  • A migração da contribuição e distribuição de vídeo para a internet pública, utilizando protocolos como SRT, RIST e ZIXI;
  • A busca constante pela monetização de conteúdo, incluindo estudos para a nova TV 3.0 no Broadcast/SAT, canais FAST e soluções de DAI (Dynamic Ad Insertion) para streaming.

Neste estudo, apresentamos a implantação de uma solução de SPLICING sobre TS para monetização regionalizada de conteúdo em uma distribuição de TV Paga. Essa tecnologia também pode ser aplicada a transmissões de TV Broadcast e OTT.

Projeto CNN Brasil : distribuição do canal por TS IP/SRT e inserção comercial regionalizado

Neste projeto utilizamos a solução da MediaKind com os Gateways CE1 com encoder para comprimir o sinal de vídeo HD-SDI e transmitir por rede IP/SRT bem como para converter a marcação de comercial do vídeo (SCTE-104) em marcação IP (SCTE-35).  No EDGE (recepção em cada Headend de TV Paga ) incluímos os Gateways RX1 para receber IP/SRT e fazer a inserção do Splicing ( licença Prisma da Mediakind ). A saída do RX1 pode ser feita em HD-SDI, IP ou ASI, conforme a infraestrutura existente em cada Headend de recepção.

No diagrama 1 abaixo temos uma visão geral da solução implantada na CNN Brasil que inclui licenças de transcodificação dos arquivos ( Aquila ) e licenças Primas ( Splicing ) do fabricante MediaKind.

Diagrama 1

A solução Prisma integrada a OPEC de um canal de playlist de automação comercial, permite a inserção de conteúdo comercias nas recepções ( Ad replacement at the edge ) . Os comerciais ficam gravados nos Edges e cada RX1 exibe a mesma programação, realizando a inserção comercial diferenciada de acordo com a identificação inserida na automação para cada região.

Benefícios da tecnologia SPLICING

  • Elimina a necessidade de múltiplos canais de exibição, simplificando a regionalização do conteúdo sem demandar investimentos adicionais em automação comercial; Com um único canal de playout podemos exibir comerciais diferentes em regiões diferentes.
  • Integra-se totalmente à gestão de conteúdo e comercialização OPEC, permitindo controle absoluto sobre as vendas regionalizadas;
  • Opera tanto via distribuição IP quanto por Satélite, sendo uma solução baseada essencialmente em software e serviços.

Fluxo da Solução

1 – Integração do playout e encoder SRT CE-1

  • O sinal de vídeo é inserido no Encoder CE-1 da MediaKind, que transforma o sinal HD-SDI em um streaming IP/SRT compatível com transcodificação para HD e SD.
  • A lista de comerciais é gerenciada via arquivo .CSV e distribuída aos receptores RX1 por meio do protocolo SCTE 224.

2 – Distribuição e armazenamento de comerciais

  • Os comerciais ficam armazenados localmente nos RX1 e podem ser atualizados dinamicamente via storage MXF, TS ou MPEG4.
  • A padronização dos arquivos comerciais é realizada pelo servidor Aquila On Demand, garantindo qualidade e sincronização perfeita com o fluxo de transmissão.

No diagrama 2 temos um resumo de todo sistema implantado na ransmissão/geração do TS IP/SRT que foi integrado com Playout da Aveco e OPEC mídia +

Diagrama 2

3 – Inserção Comercial (Splicing) no Headend de recepção.

  • Cada headend regional recebe um RX1 Edge Decoder equipado com a licença Prisma.
  • A inserção dos comerciais é acionada automaticamente com base nos comandos de sinalização do SCTE-35, gerados pelo Encoder CE-1 e playlists da automação.

4 – O RX1 gera duas saídas IP em TS HD e TS SDTV, alimentando diretamente o headend da TV por assinatura.

Os arquivos comerciais ficam armazenados no Rx1 e mediante sinalização vinda tanto do SCTE-35 gerado no encoder CE-1 quanto a sinalização dos playlists da automação vinda do Prisma executam a função Splicing para inserção comercial já definido para cada região.

Diagrama 3 – solução implantada nos headendes regionalizados de recepção de sinais:

Diagrama 3

O projeto da CNN Brasil foi um dos exemplos de solução que podemos implantar como  modelo de monetização regionalizada e já está em operação com sucesso por cerca de um ano.

Para saber mais sobre essa tecnologia ou agendar uma Prova de Conceito (POC), entre em contato com a Avicom Engenharia: WWW.AVICOMENGENHARIA.COM

ENDEREÇO NO BRASIL

Avenida 9 de julho, 685, sala 42, Vila Adyana, CEP 12243-000, Edifício São José Prime, São José dos Campos/SP

ENDEREÇO NOS EUA

3533 NW 115th Avenue Doral, FL 33178

TELEFONE
E-MAIL